domingo, 10 de janeiro de 2016

LUTA PELO PASSE LIVRE

                                   CONVOCAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

                                      

Companheir@s: indignad@s, oprimid@s, @s debaixo, sem dúvida estamos na hora de refletir e tomar decisões a continuar na submissão. O crescimento sistemático da violência do Estado, atingindo a sociedade desfavorecida, faz parte do planejamento neoliberal com reafirmação do colonialismo imperante há mais de 500 anos. Porto Alegre, a Capital mais segregada do País, possui uma rica trajetória resistência negra, quilombola e popular expressa pela existência de seis comunidades quilombolas urbanas, uma dezena de comunidades de Povos Originários, além de nos últimos três anos dezenas de famílias, premidas pela especulação imobiliária, famílias em sua maioria negras e periféricas protagonizam ocupações e retomadas de territórios nos vazios urbanos de reserva para especulação . As famílias negras e periféricas são concretamente, as que mais são impactadas com o modelo de "mobilidade urbana" a serviço dos empresários do transporte, além da exposição direta a violência cotidiana de Estado.
As corporações transnacionais e os grupos financeiros apátridas junto aos governos progressistas, que terminam atuando como quinta coluna, estão tomando nossos territórios, nossos recursos naturais, nosso trabalho, nossas vidas. O aumento da passagem do transporte público como ferramenta essencial da mobilidade dos trabalhadores e estudantes é um atentado à nossa dignidade!
Vamos frear esta calamidade provocada pelos empresários do transporte público e pelos governos, totalmente longe do alcance da sensibilidade com os oprimidos, que a qualquer momento podem aumentar a passagem de Porto Alegre!!
A Mesa Autônoma de Conflitos Territoriais – Articulações de Ocupações, Quilombos e Aldeias, tem como objetivo articular e unificar a luta pela terra e território no campo e na cidade, incluindo em nossa pauta a questão da Mobilidade da Cidade. Inicia-se, assim, um processo organizativo, com objetivo de construir e fortalecer a luta por transporte de Porto Alegre em conjunto com os demais usuários, aprofundando um diálogo com a população porto alegrense. Somos trabalhadores e trabalhadoras, desempregados e desempregadas, estudantes, moradores e moradoras em situação de luta pelo transporte. Organizamos-nos de forma autônoma e independente. Nós mesmos planejamos e decidimos os rumos de nossas atividades e lutas, sem depender de nenhum partido político, instituições ou empresas. Importante ressaltar que em nosso coletivo não existem líderes. Organizamos-nos de igual para igual, de forma horizontal e sem hierarquia. Acreditamos que somos nós, usuárias e usuários em conjunto com as trabalhadoras e trabalhadores do transporte, @S que devemos decidir junt@s como ele deve funcionar.
Apoiando a luta dos que decidem se organizar para transformar os rumos do seu cotidiano de moradia e mobilidade na cidade e convidamos a todos para um debate na quinta-feira, às 19 h no Utopia e Luta - Av. Borges de Medeiros, nº 719.

Nenhum comentário: